sexta-feira, abril 17, 2026
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Estudantes de Duas Barras vivenciam cultura, cinema e memória em visita ao Museu de História e Ciências Naturais

Alunos do CIEP de Duas Barras, cidade fluminense distante 43 quilômetros de Além Paraíba, participaram na semana passada, dia 10 de abril, de uma experiência educativa e cultural no Museu de História e Ciências Naturais, localizado na histórica Estação Ferroviária de Porto Novo, em Além Paraíba/MG. A atividade integrou ações de formação de público e valorização do patrimônio cultural, reunindo cinema, visita guiada e interação com o acervo museológico.

A programação teve início com uma sessão de cinema do projeto PopCine – Circuito Popular de Cinema – ano VIII, iniciativa consolidada na região por democratizar o acesso à sétima arte, que tem o patrocínio da empresa Energisa e recursos da . Para muitos estudantes foi a primeira experiência em uma sala de cinema estruturada, com projeção em tela grande e qualidade de som profissional, reforçando o papel do audiovisual como ferramenta pedagógica e de inclusão cultural.

Após o almoço, os alunos foram conduzidos por uma visita guiada ao acervo do museu, onde puderam conhecer peças históricas, registros da memória local e elementos ligados à história ferroviária e ao desenvolvimento da região. A mediação buscou aproximar os conteúdos da realidade dos estudantes, estimulando o olhar crítico e o reconhecimento da importância da preservação do patrimônio.

A visita guiada faz parte do projeto Cultura para Todos, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, edital nº 03/2024 – Fomento aos Pontos de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, dentro da Política Nacional Cultura Viva, visto que o Museu é o primeiro Ponto de Cultura da cidade.

Mais do que uma atividade educativa, a visita também evidenciou o impacto econômico e turístico das ações culturais. Durante a passagem por Além Paraíba, o grupo realizou almoço em um restaurante da cidade além de consumir produtos culturais na loja do museu, onde tiveram a oportunidade de adquirir lembranças e produtos culturais, fortalecendo a economia criativa local.

A iniciativa reforça o papel do Museu de História e Ciências Naturais como um importante polo de cultura, educação e turismo na Zona da Mata Mineira. Ao receber visitantes de diferentes municípios, a instituição amplia o acesso à cultura, promove intercâmbios regionais e contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável por meio da valorização da memória e da geração de renda.

A experiência vivida pelos alunos do CIEP de Duas Barras demonstra, na prática, como políticas e projetos culturais bem estruturados podem transformar o acesso ao conhecimento, criar vínculos com a história e movimentar a economia local — consolidando o museu como um espaço vivo de aprendizado e cidadania.

Em 27 de março de 2026, o Museu também realizou parte da contrapartida do edital 09/2024 – Manutenção de Grupos, Espaços e Coletivos com a realização de uma sessão de cinema como contrapartida no distrito rural de Angustura.

Fonte e foto: MHCN / André Borges