terça-feira, junho 23, 2026
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Justiça Federal condena seis envolvidos em esquema de desvio de R$ 824 mil  do SUS em Barra do Píraí (RJ)

Prefeitura de Barra do Pirai

A Justiça Federal condenou seis pessoas por um esquema que desviou mais de R$ 824 mil da saúde pública em Barra do Piraí, regi]ao do Vale do Paraíba do Sul Fluminense.

Segundo o MPF, o esquema funcionava com transferências irregulares de verbas do Fundo Municipal de Saúde para contas de pessoas físicas e empresas, além de contratação fraudulenta de serviços médicos.

Enquanto a população enfrentava fila, falta de estrutura e dificuldade para conseguir atendimento, recursos públicos do SUS eram drenados por dentro da própria máquina.

As penas variam de 6 a 19 anos de reclusão, além de multas. A Justiça também fixou reparação mínima de mais de R$ 820 mil aos cofres públicos. As sentenças ainda cabem recurso.

Este caso mostra uma verdade dura: quando desviam dinheiro da saúde, não estão roubando só números de uma planilha. Estão tirando atendimento de quem mais precisa.

O SUS precisa de investimento, transparência e controle popular, isto porque dinheiro da saúde não pode virar negócio de poucos.

Fonte: MPF-RJ