Soldado cataguasense sobrevive a ataque russo na guerra da Ucrânia
Ele contou que percorreu 20 km durante vinte dias, ferido, até chegar ao hospital.

O cataguasense Webert Brandon Ferreira Marciano, de 27 anos, voluntário na Guerra da Ucrânia, chegou ao hospital nesta quarta-feira, 7 de outubro, após sobreviver a um ataque durante uma operação em território russo. Ferido em combate no dia 19 de setembro, ele contou ao Site do Marcelo Lopes que percorreu cerca de 20 quilômetros ao longo de vinte dias, mesmo com ferimentos graves, enquanto ajudava companheiros também atingidos.
Em depoimento pessoal enviado em áudio ao Site, Brandon relatou que apenas cinco dos 25 integrantes de seu pelotão sobreviveram. Segundo ele, o grupo sofreu ataques simultâneos e coordenados da artilharia russa, além de ter sido atingido por drones e explosões de minas terrestres.
Duas minas, conforme seu relato, explodiram muito perto dele. Brandon sofreu ferimentos graves no braço e na perna, mas não teve membros amputados. Entre os outros quatro sobreviventes, apenas um também não sofreu amputações, segundo contou.

O deslocamento até o ponto de resgate foi marcado pela dificuldade de caminhar ferido e pela necessidade de ajudar os colegas em condições mais graves. De acordo com Brandon, foram vinte dias para percorrer aproximadamente 20 quilômetros.
Ao chegar ao hospital nesta quarta-feira, ele passou por cirurgia no braço e na perna. Brandon estima que ficará internado por pelo menos dois meses. Apesar da gravidade dos ferimentos, procurou tranquilizar amigos e familiares: afirmou que voltará a andar normalmente e que retornará a Cataguases logo depois.
Fonte: Portal-Site Marcelo Lopes com gentilmente cedidas por Webert Brandon



