sexta-feira, maio 3, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Boletins Epidemiológicos sobre COVID-19 de Além Paraíba estão sob suspeita

Em ampla reportagem veiculada neste site de notícias nos primeiros dias deste mês de outubro, com o título “Covid-19 cresce assustadoramente em Além Paraíba de 1º de setembro a 05 de outubro”, foi mostrado uma realidade assustadora para a população alemparaibana. De março até 31 de agosto, os Boletins Epidemiológicos emitidos pela Secretaria Municipal da Saúde davam conta da existência de 368 casos confirmados do coronavírus no município, sendo que no espaço de 30 dias, ou seja, de 1º a 30 de setembro, foram registrados 95 novos casos, um índice de crescimento bastante elevado se levado em consideração que em cinco meses o número era de 368.

Após a reportagem, que repercutiu com um alto índice de visualizações comprovadas pelo Google Views, todos os Boletins Epidemiológicos emitidos pela Secretaria Municipal da Saúde passaram a apresentar como ZERADOS os casos de internamento em isolamento clínico e internamento em UTI do Hospital São Salvador – do Boletim Epidemiológico nº 185, emitido em 05, ao nº 199, emitido ontem (19). Vale ressaltar, um periódico alemparaibano (Jornal Agora) chegou até mesmo reportar o fato em seu site dias atrás, levando ao seu público leitor a informação que, se verdadeira, era de grande relevância e auspiciosa.

Entretanto, no dia de hoje (20), chegou à redação do ALÉM PARAHYBA a informação de que os números apresentado nos BE’s poderiam estar sendo manipulados, isto porque não seriam reais que os isolamentos clínicos e da UTI do HSS teriam ficado vazios no período anteriormente citado (entre 05 e 19/10). Com o nome em mãos de uma conhecida profissional liberal alemparaibana, o editor do periódico fez contato e dela obteve a afirmativa de que quatro familiares seus estão internados no HSS, sendo um deles, de 89 anos, entubado na UTI do nosocômio, desde a semana passada.

Com estas informações em mãos, inclusive repassando o nome da informante, foi feito um contato com o titular da Secretaria Municipal da Saúde de Além Paraíba, o servidor público municipal concursado Flávio Henrique Falcão de Araújo, e este informou que desconhecia tal fato, tendo salientado que os números de casos em isolamento e UTI no HSS são obtidos através de uma enfermeira que trabalha da instituição, bem como é lotada na Pasta da Saúde. Flávio ainda salientou que a responsável pela elaboração dos números nos BE’s, foi convocada para uma reunião, ainda hoje, e que, a seguir, fará contato para esclarecimentos. (*)

O editor do site ALÉM PARAHYBA também tentou um contato com o provedor do Hospital São Salvador, o médico Rafael Gracioli, através do WhatsApp, onde lhe deixou uma mensagem informando do fato. Em resposta, o provedor do HSS informou que a responsabilidade de fornecer números sobre a pandemia do Covid-19 é exclusiva da Secretaria Municipal da Saúde, inclusive quem tem acesso a esses números para divulgação é uma enfermeira da Pasta que também presta serviços à instituição. Dr. Rafael ainda salientou que o número de casos de Covid-19 em Além Paraíba diminuiu. Entretanto, informou que os abusos que a população vem cometendo, como o não uso de máscaras protetoras, aglomerações, o não cuidado em manter o distanciamento e outros, tende a aumentar os casos da doença. “Pretendo, inclusive, retornar aos veículos de comunicação do município para fazer esse alerta”, concluiu.

Vale ressaltar, é crime contra a saúde pública, previsto no artigo 269 do Código Penal, a omissão de notificações de doenças contagiosas, sujeito a detenção de 6 meses a 2 anos, e multa.

(*) A redação do site aguardou por cerca de três horas o retorno no secretário da Saúde sobre a reunião que seria realizada com a responsável pela divulgação dos números da pandemia. Após três horas de espera, restou a divulgação da notícia.