segunda-feira, abril 15, 2024
DESTAQUEEDITORIALNOTÍCIAS

Parabéns Hospital São Salvador!!!

EDITORIAL

Por Flávio Senra (*)

Além Paraíba teve do início da pandemia até a data de hoje, 15 de outubro, 163 óbitos resultantes do famigerado coronavírus de um total de 3.741 casos confirmados, dados do Boletim Epidemiológico nº 557 emitido pela Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, felizmente e graças também à equipe médica do Hospital São Salvador, 3.566 alemparaibanos conseguiram se recuperar da doença, existindo 188 casos em isolamento domiciliar, valendo ressaltar que ontem as unidades clínica e UTI do HSS estavam literalmente vazias, algo que toda população alemparaibana certamente aplaude, à exceção, é claro, de um grupo de pessoas, entre estes alguns vereadores que, no nosso entendimento, deveriam procurar algo de útil para fazer em benefício da população já que foram eleitos para tal.

Na tarde de ontem (14), fomos surpreendidos com grande satisfação com uma mensagem via whatsaap relatando algumas situações do HSS, algo que esses pseudos representantes do povo (não são todos e que vista a carapuça quem ela servir) fingem desconhecer, mostrando o esforço que a instituição centenária criada pelo emérito Dr. Paulo Joaquim Fonseca faz para se manter funcionando. “Além dos custos com material e medicamentos (só no mês passado superior a R$ 400 mil)”, o nosocômio alemparaibano ainda tem custos com folha de pagamento de pessoal e outros serviços terceirizados, o que não deve ser apenas alguns tostões.

Quanto a vocês, como dissemos anteriormente pseudos representantes do povo, conseguiram destinar ao HSS? È muito fácil, sentados nas cadeiras que ora ocupam, recebendo algo em torno de R$ 6 mil mensais, com três assessores à disposição para servir-lhes cafezinho (não são todos, fazemos questão de ressaltar), alguns sem sequer saber como redigir um simplório bilhete, diárias de viagens desnecessárias, criticar, na verdade perseguir acintosamente, uma instituição e seus colaboradores que diuturnamente se desdobram na busca de aplacar o sofrimento e salvar vidas.

Não vamos nos alongar com esse bate-papo que nos traz nojo. Boas notícias também devem ser dadas, e esta é a nossa obrigação como profissional da área de comunicação, bem como é obrigação da edilidade tomar conhecimento, principalmente essa parcela que vive a perseguir e proferir inverdades sobre o funcionamento do HSS que devia enfiar a viola no saco e buscar outro canto para fazer a sua toada.

Também ontem, foi expedido a renovação do Alvará Sanitário do nosso Hospital São Salvador, o que vem comprovar que a instituição está de acordo com as exigências do órgão máximo de fiscalização sanitária, seja pela adequação dos setores, equipamentos, equipes, documentação, etc. Vale ressaltar, tal documento é expedido por intermédio de ato administrativo privado do órgão sanitário competente, contendo permissão para o funcionamento de todos os estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário.

Parabéns ao Hospital São Salvador, dos membros de sua direção ao mais simplório colaborador, pela conquista! E para você que somente sabe cobrar e nunca apresentar uma sugestão que possa ajudar no funcionamento desta instituição que merece ser respeitada, procure saber se o HSS necessita de uma agulha, qualquer coisa que valha, e faça a sua contribuição. A sobrevivência do Hospital São Salvador depende da ajuda de todos, e certamente ele está aberto para receber a sua doação, apoio e, porque não, a sua crítica desde que seja construtiva e não destrutiva!

(*) Flávio Senra é o editor do Jornal Além Parahyba desde junho de 1993.