sexta-feira, maio 3, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Anvisa reforça pedido ao Governo para restringir vôos e exigir vacinação completa de viajantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou um novo parecer à Casa Civil do governo Jair Bolsonaro para pedir a adoção de medidas mais rígidas no acesso de viajantes ao país. A intenção é evitar o aumento dos casos de Covid-19 após a descoberta da variante ômicron. No documento, a Anvisa reitera a necessidade de impedir temporariamente voos com destino ao Brasil vindos de Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia; exigir certificado de vacinação completa contra a Covid para a entrada de viajantes no Brasil.

A Anvisa aponta que o cenário é preocupante, entre outros motivos, porque os países no sul da África mais atingidos pela ômicron têm baixa cobertura vacinal.

Rio tem o primeiro caso suspeito da Ômicron

A cidade do Rio de Janeiro investiga um possível caso de infecção pela variante Ômicron, da Covid-19. Segundo o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a paciente é uma moradora do Flamengo, na zona sul, que chegou da África do Sul no último dia 21 de novembro. Este é o único caso suspeito até o momento na capital fluminense.

O secretário confirmou que a mulher, que completou o plano de imunização, chegou dia 21, testou negativo ao chegar no Rio (ela fez escalas na Etiópia e em São Paulo). No entanto, por iniciativa própria, ela refez o exame no dia 29 de novembro, quando positivou para a Covid-19. Ainda de acordo com o secretário, parentes e pessoas que tiveram contato com a paciente serão monitorados pelos próximos 15 dias.

Mais de 14 milhões de mineiros tomaram duas doses da vacina

Mais de 14 milhões de pessoas já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou o imunizante de dose única em Minas Gerais, segundo o Boletim Epidemiológico emitido ontem (1º) da Secretaria de Estado de Saúde. São 14.102.498 mineiros com o esquema vacinal completo, o que corresponde a 66,23% da população total do estado.

Com a primeira dose, são 16.455.691 vacinados, o equivalente a 77,28% da população. Já a dose de reforço foi aplicada em 1.883.184 pessoas.

Em Belo Horizonte, 2.135.046 pessoas tomaram a primeira dose da vacina, e 1.904.503 receberam também a segunda dose ou o imunizante de dose única, o que corresponde a 75,5% da população.

Novos casos de Covid registrados em AP

Além Paraiba registrou ontem, 1º de dezembro, 04 novos casos de Covid-19, elevando para 3.797 os confirmados. Ainda estão sendo investigados 85 casos suspeitos. Em isolamento domiciliar estão 94 pessoas. No Hospital São Salvador não tem nenhum paciente internado com coronavírus.

Já se recuperaram da doença no município 3.625 pessoas e outras 163 perderam a vida.

Fonte: Rádio CPN