terça-feira, abril 30, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Hospital São Salvador poderá contar brevemente com Serviços de Neurologia e Hemodiálise

Ação da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais – Valora Minas destina ao HSS o recurso de R$ 1,540 milhão para a aquisição de equipamentos para exame de tomografia.

O Hospital São Salvador, com interveniência da Pasta da Saúde de Além Paraíba quando esta era comandada pela atual diretora-administrativa do HSS, Bethânia Reis de Souza, solicitou ao Governo de Minas Gerais / Ministério da Saúde, o credenciamento de dois novos serviços de extrema importância para Além Paraíba e toda sua microrregião na área da saúde – Neurologia e Hemodiálise.

Neurologia: o credenciamento de Unidade e de Cuidado Agudo ao AVC (U-AV-Cagudo), tipo II, de acordo com linha de cuidados do AVC estabelecidos pela Rede (Portaria MS/GM nº 605/2012 e Portaria MS/GM nº 800/2015. Estrutura física exigida – OK

·         Equipe – OK

·         Neurocirurgião responsável – Dr. José Guilherme Wanderley

·         Situação – aguardando o cenário da pandemia para finalizar o credenciamento.

Hemodiálise: Assistência ao Paciente Portador de Doença renal Crônica (DRC), prevista na Portaria MS/GM nº 1675, de 07 de junho de 2018 e na Portaria MS/GM nº 3415, de 22 de outubro de 2018. O estudo de viabilidade está aprovado, e com a melhoria do quadro pandêmico o Hospital São Salvador iniciará a obra do Centro de Hemodiálise de Além Paraíba.

Segundo a diretora-administrativa do HSS, enfermeira Bethânia Reis de Souza, o Governo do Estado considerou que o município de Além Paraíba apresenta um vazio assistencial relevante, ainda mais que o número de doentes renais vem aumentando principalmente pelo envelhecimento da população e pelo aumento da incidência de doenças de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (principal causa do AVC).

Segundo o provedor do HSS, Dr. Rafael Gracioli, a instituição preenche todas as exigências para a instalação dos serviços de alta complexidade, tanto para o atendimento na área da Neurologia quanto para a Hemodiálise.

Equipamentos para exame de tomografia

Também produto de projeto da Ação Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais – Valora Minas, o governo estadual já colocou à disposição do Hospital São Salvador o recurso financeiro de R$ 1.540.261,00 (hum milhão, quinhentos e quarenta mil e duzentos e sessenta e um reais) para a aquisição de equipamentos para exame de tomografia computadorizada.

Segundo o secretário de Estado de Minas Gerais, Igor Eto, a ação é esforço do Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais – CIB/SUS/MG, para o fortalecimento das ações assistenciais de saúde em terras mineiras.

Todas essas conquistas se devem a ação da Provedoria e da Direção Administrativa do Hospital São Salvador, que idealizaram e formalizaram vários projetos para a melhoria do atendimento através do SUS e os encaminhou para vários órgãos ligados à área – Secretaria de Estado de Saúde de MG, Ministério da Saúde e Sistema Único da Saúde.

Fonte: Jornal Além Parahyba – edição 1153