segunda-feira, abril 29, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

HOSPITAL SÃO SALVADOR

A importância do trabalho desenvolvido pelo HSS na linha de frente do combate e tratamento na pandemia do novo coronavírus

Hospital São Salvador, referência em saúde no município de Além Paraíba. (Foto: Flávio Senra)

Por Flávio Senra

Desde dezembro de 2019, quando foram notificados os primeiros casos do novo corovavírus pelo governo chinês, as pessoas correm contra o tempo para conterem a contaminação e evitarem mortes da doença ainda uma ilustre desconhecida.

Classificada com pandemia, uma vez que a disseminação do vírus se deu a nível global, o problema tem se tornado um desafio, especialmente para os profissionais da saúde. Estes, afinal, estão trabalhando arduamente nas linhas de frente e hospitais para isolar e tratar pessoas infectadas e expõem-se, diariamente, a riscos para salvar vidas.

No seu início em terras brasileiras, em especial Além Paraíba, o Hospital São Salvador teve um papel de grande importância no combate a doença, atendendo pacientes alemparaibanos e de municípios vizinhos, chegando até, no decorrer do tempo, dar atendimento a infectados de municípios bem distantes da microrregião alemparaibana. O trabalho foi e tem sido árduo, sem descanso, com pacientes entrando e saindo o tempo todo da centenária unidade hospitalar alemparaibana.

O desconhecimento do novo coronavírus acabou demandando cuidados intensivos, repleto de riscos já que o contato com os doentes era necessário, contínuo e rotineiro. Além do desconhecimento, outro drama sofrido pelos profissionais do HSS, de todos os setores da instituição a quem é mais que justo tratar por heróis, foi a falta de equipamentos de segurança necessário para evitar o contágio e, portanto, a transmissão do vírus aos demais pacientes hospitalares. O improviso muitas vezes foi utilizado, infelizmente nem sempre com o sucesso esperado.

Assim como em todo o mundo, os números do novo coronavírus foram altíssimos em Além Paraíba. Até os primeiros dez dias desse mês de dezembro, o total de casos confirmados no município chegou a 3,8 mil, com 163 óbitos registrados desde o início da pandemia, sendo sua primeira vítima Reinaldo Francisco Cesário Marendino. Naldo ou Merenda, como era tratado Reinaldo no meio de uma legião de amigos, faleceu na madrugada do dia 21 de maio, e estava internado no HSS desde o dia 24 de abril. Era casado e tinha duas filhas, uma delas médica, e estava com 56 anos.

No atual cenário, é possível constatar, após recordes de novos casos e óbitos causados pelo vírus, que a incidência da doença diminuiu, certamente graças ao alto índice de vacinação dentro dos limites do município e a conscientização, mesmo que não da totalidade, do povo de que as regras devem ser seguidas, entre estas o evitar aglomeração, a utilização da máscara e higienização das mãos, seja com álcool gel ou água e sabão, principais modos de prevenção contra a Covid-19 e suas variantes.

E assim como quando de sua criação, em 1908, o Hospital São Salvador teve um papel de grande relevância no combate e tratamento da pandemia em terras alemparaibanas, sem menosprezar o trabalho que foi realizado pelo poder público através de sua Secretaria Municipal de Saúde com suas barreiras sanitárias, distribuição de máscaras e álcool gel junto às camadas da população mais necessitadas e outras ações, bem como todos os veículos de comunicação, emissoras de rádio e jornais, sites e blogs, que maciçamente de desdobraram com informações e campanhas.

Pelas suas unidades de isolamento, de tratamento intensivo (UTI’s) e corredores, inúmeros infectados pelo novo coronavírus passaram e foram tratados no HSS. Somente no ano passado (2020), através do Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram internados 257 pacientes, a saber: Além Paraíba – 229, Estrela Dalva – 01, Santo Antônio do Aventureiro – 05, Campos dos Goitacazes – 01, Pirapetinga – 15, Volta Grande – 03, Carmo – 01 e Sapucaia – 02. Já através de convênios (planos de saúde), no mesmo ano foram atendidos 169. Desse total (426), faleceram 25 infectados.

Já neste ano de 2021, de 1º de janeiro até 09 de dezembro, 624 pacientes com o novo coronavírus estiveram internados e foram tratados no nosocômio alemparaibano através do SUS, a saber: Além Paraíba – 440, Estrela Dalva – 07, Santo Antônio do Aventureiro – 31, Pirapetinga – 39, Volta Grande – 35, Carmo – 02, Sapucaia – 59, São Francisco do Glória – 02, Juiz de Fora – 02, Muriaé – 01, Teresópolis – 01, Angra dos Reis – 01, Niterói – 01 e São Gonçalo – 01. Através de planos de saúde, em 2021 foram internados 114 pacientes. Desse total (738), faleceram 114.

Com esses números, do início da pandemia até o dia 09 de dezembro último, 1.164 pacientes infectados estiveram internados no Hospital São Salvado, com um total, infelizmente, de 139 óbitos, números relevantes que vêm mostrar a importância da instituição alemparaibana nesse período tão nebuloso da história da saúde mundial no século XXI.

Outro registro a ser salientado, que vem mostrar o esforço e a luta da grande equipe que forma a instituição criada na primeira década do século XX pelo eterno Dr. Paulo Joaquim Fonseca, é que dos seus 167 colaboradores (números atuais), 89 foram infectados pelo novo coronavírus, com um óbito, o da sempre estimada e saudosa enfermeira Ieda Maria Gomes, falecida em 01 de agosto de 2020, a quem dedicamos essas linhas…

Fontes: Arquivo site Jornal Além Parahyba e Hospital São Salvador