segunda-feira, abril 15, 2024
DESTAQUENOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

Unidade de Bombeiros é inaugurada

A cidade de Araçuaí, agora oficialmente, tem a própria sede do Corpo de Bombeiros Militar. Foi realizada a solenidade de inauguração do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que atenderá a 15 cidades da região: Araçuaí, Águas Vermelhas, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Comercinho, Coronel Murta, Divisa Alegre, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, Medina, Padre Paraíso, Ponto dos Volantes e Virgem da Lapa. O evento contou com a presença do secretário de Governo, Igor Eto; da secretária-adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa; do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Edgard Estevo da Silva; do Chefe do Estado-Maior, Coronel BM Erlon Dias do Nascimento Botelho, dentre outras autoridades e comunidade da região. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Revitalização do Mercado em debate

No salão da OAB, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo realizou uma Audiência Pública para apresentar o projeto de revitalização do Mercado Municipal e ao mesmo tempo ouvir sugestões dos cidadãos sobre o tema abordado. A audiência pública como instituto da participação dos cidadãos é uma ferramenta de suma importância, disponível para a gestão pública, para que ela possa firmar os preceitos constitucionais, de forma célere e eficaz, ao possibilitar que a população participe de debates, nos quais sejam colocados em pauta propostas de relevante interesse social. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Fosfogesso para fomentar a produção

Com objetivo de fomentar as atividades do produtor rural de Araxá, gerar renda e movimentar a economia, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária iniciou a distribuição de 10 mil toneladas de fosfogesso, em parceria com a Mosaic Fertilizantes. O cadastramento para participar do projeto teve início em dezembro de 2021 e, até o momento, são 80 produtores registrados. O secretário Wander Prugger (Mãozinha) diz que a previsão é alcançar cerca de 280 produtores, com a distribuição de até 36 toneladas para cada. (Correio de Araxá – Araxá)

Prefeitura extingue programa Leite de Soja

A prefeitura de Lafaiete extinguiu, oficialmente, o programa Leite de Soja. Criada há muitos anos, a Vaca Mecânica atendia a famílias carentes do município. A produção diária atual era de 100 litros de leite, distribuídos em órgãos previamente cadastrados, como PSFs e entidades sociais. A sede ficava na rua Jurupis, bairro Carijós. Secretária Municipal de Desen­vol­vimento Social, Magna Cupertino Carvalho explicou que a decisão foi motivada pela necessidade de adotar estratégias mais adequadas às novas demandas. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Cidade terá censo animal

O Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga iniciou um censo animal para saber quantos gatos e cães vivem atualmente em domicílios do município. O intuito é mapear a população de animais de estimação e coletar dados mais concretos para que se possa realizar o planejamento das ações para controle de zoonoses, principalmente para a campanha de vacinação antirrábica. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do governo municipal. (Diário do Aço – Ipatinga)

Plano de contingência de inverno em JF

A Prefeitura de Juiz de Fora criou o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas de 2022. A medida visa estabelecer ações para quando a cidade atingir patamar igual ou inferior a 13 graus, ou sensação térmica equivalente. A normativa é válida até o dia 30 de setembro e terá as ações articuladas pelo Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, como aconteceu no ano passado. No caso desta semana, o Inmet prevê mínimas de até 7,5 graus a partir de quarta-feira. A portaria publicada nesta terça define quais são as ações de responsabilidade de cada secretaria do Executivo durante a vigência do plano de contingência. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Governo reforça a estrutura da saúde

A pandemia do novo coronavírus, que causou problemas de toda ordem ao País, com mais de 600 mil mortos, além de afetar diretamente a economia, também apresenta o lado positivo para a saúde pública de Montes Claros, que reforça sua estrutura para atender melhor a população da área mineira da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ao anunciar novas ações para o setor em Minas, o governo do Estado garantiu que a cidade será contemplado com leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), direcionados ao tratamento de pessoas acometidas pela Covid, e que passarão a atender a todos os pacientes que necessitarem. (Jornal de Notícias – Montes Claros)