quinta-feira, maio 2, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Com a presença do presidente da Energisa foi lançado na quarta-feira (11) o Ano VI do Projeto PopCine do MHCN

Na quarta-feira (11), na sede do Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba (MHCN), na Praça Presidente Vargas – Porto Novo, o produtor cultural e diretor da entidade alemparaibana, professor André Borges, recebeu o diretor-presidente da Energisa-MG/RJ, Eduardo Alves Mantovani, ocasião em que oficialmente foi comemorada a abertura oficial do Ano VI do Projeto PòpCine – Circuito Popular de Cinema.

O PopCine é um projeto cultural desenvolvido pelo MHCN, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e tem o patrocínio da empresa Energisa. Seu objetivo é realizar sessões de cinema gratuitas para alunos da rede pública e particular de ensino localizada em Além Paraíba e cidades localizadas no seu entorno, como Santo Antônio do Aventureiro, Volta Grande, Estrela Dalva, Pirapetinga, Sapucaia, Carmo, Sumidouro e outras, visando a formação de público de cinema.

Na oportunidade da visita de Mantovani foi exibido  o filme “O Menino do Espelho”, do cineasta Guilherme Fiúza Zenhaes, para um grupo de estudantes alemparaibanos, algumas autoridades locais e convidados. Vale ressaltar, nos últimos três anos a empresa Energisa foi patrocinadora master do projeto, contribuindo assim para levar as emoções da Sétima Arte para estudantes da rede pública (de segunda a sexta-feira) e a comunidade em geral (de quarta a domingo).

O evento também serviu para que os presentes, em especial a comitiva da Energisa, conhecessem a equipe que trabalha no projeto, além de apresentar as melhorias implementadas para o sexto ano de existência do PopCine. Ainda na ocasião foi revelado que a sala de cinema do projeto, com capacidade para 60 espectadores, será brevemente batizada com o nome de uma, certamente a maior entre as maiores incentivadoras do Museu de História e Ciências Naturais e do PopCine, no caso a presidente afastada da Fundação “Ormeu Junqueira”, senhora Mônica Botelho. A referida instituição é mantida pela empresa cataguasense e tem por objetivo promover e incentivar ações de cunho cultural pela região de atuação da Energisa.

Desde o seu início o Projeto PopCine exibiu mais de 1,2 mil títulos para cerca de 118 mil espectadores.

Fotos: Jornal Além Parahyba (Flávio Senra) e MHCN (Fred Antunes)