quarta-feira, julho 17, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Tecnologia e investimentos beneficiam clientes para manutenções na rede elétrica

Desligamento programado: saiba a importância para melhorias na rede elétrica;

Mantenha seu cadastro atualizado e receba os desligamentos programados no seu celular.

Diversão com jogos eletrônicos, assistir ao jogo do seu time, facilidade com aparelhos eletrodomésticos, uma água gelada, ventilador ligado: são alguns dos benefícios da energia elétrica. Mas, para isso, é preciso manter a rede elétrica em bom estado.

Por isso, a Energisa Minas Rio realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica como forma de garantir o fornecimento de energia de qualidade, o que contribui para a melhoria do serviço fornecido e reduz a incidência de ocorrências de falta energia.

Para realizar essas manutenções, a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que em muitos casos permitem realizar o serviço sem desligar a rede elétrica. Para isso, eletricistas que trabalham com a linha energizada recebem treinamentos especiais e utilizam equipamentos de proteção individual específicos para esse tipo de trabalho.

Mas a Energisa não consegue utilizar essas técnicas e equipamentos em todas as manutenções, sendo necessário realizar o desligamento da rede, por questões de segurança, em dias e horários programados. “Mas sempre avisamos aos consumidores com antecedência mínima de 72 horas. E um diferencial da nossa empresa é que também avisamos por SMS os clientes que têm cadastro de celular conosco”, explica o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, Anderson Rabelo.

Rabelo explica ainda que, mesmo quando não é possível abrir mão do desligamento programado, a Energisa busca recursos para minimizar os impactos. “É o caso do Mega Jumper, que é um dispositivo que permite isolar o trecho onde será realizada a obra e reduzir o número de clientes que precisaremos desligar. Outra solução são os geradores móveis”, explicou.

Em algumas situações o sistema de energia pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas, objetos na rede ou acidentes de trânsito. “Nesses casos, por questões de segurança, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. Mas buscamos realizar o reparo no menor tempo possível, usando tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, diz Rabelo.

Quer receber o SMS direto no seu celular? Basta atualizar o cadastro pelos canais digitais da Energisa, incluindo o número do celular e e-mail, além de atualizar o nome do titular e demais dados. Assim, fica mais fácil direcionar as solicitações dos clientes e o envio das mensagens: