quarta-feira, julho 17, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Polícia do Meio Ambiente flagra balsa fazendo extração ilegal de ouro

Ela estava no rio Pomba, distrito de Aracati, com três garimpeiros.

A Polícia Militar do Meio Ambiente prendeu em flagrante na última quarta-feira, 26 de junho, três homens de 41, 45 e 59 anos, realizando extração ilegal de ouro e areia no rio Pomba, na localidade conhecida como Lajinha, em Aracati, distrito de Cataguases. Um deles é de Itaocara/RJ e dois de Cataguases. Entretanto, eles seguem em liberdade aguardando notificação da Justiça Federal.

De acordo com aquela corporação, a operação policial cumpriu determinação da Justiça Federal com base em denúncias de garimpo ilegal de ouro e areia no leito do rio Pomba. Conforme as informações recebidas, a equipe policial foi até o local e encontrou uma balsa em plena atividade ilegal. Durante buscas na embarcação foram encontradas roupas de mergulho e equipamentos para dragagem e e sucção dos materiais minerais, inclusive uma caixa com carpete utilizada para reter o ouro extraído do leito do rio, e bateia. Os materiais foram apreendidos.

Em decorrência das ilegalidades, os policiais deram ordem de prisão em flagrante aos três garimpeiros e comunicaram o fato ao delegado da Polícia Federal de plantão. Ele, então, determinou a liberação dos autores que serão notificados posteriormente para responderem pelos atos cometidos. O proprietário da balsa recebeu ainda uma multa por infringir diversas leis ambientais e ficou responsável legal pela balsa e demais equipamentos irregulares.

Fonte e foto: Portal-Site Marcelo Lopes