quarta-feira, janeiro 15, 2025
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Amaury de Sá Ferreira participou do lançamento do programa Cidade Parceira

Prefeito aventureirense participou do evento acompanhando de Anderson Medeiros, titular da Pasta Municipal da Cultura.

Acompanhado do secretário municipal da Cultura Anderson Medeiros, o prefeito reeleito de Santo Antônio do Aventureiro Amaury de Sá Ferreira participou, na semana passada, quarta-feira (13), em Belo Horizonte, do 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores.

O evento, realizado pelo Governo de Minas, teve por mote principal promover o lançamento do programa Cidade Parceira, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidader e Parcerias (Seinfra) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

O Cidade Parceira visa oferecer aos municípios todo apoio técnico e operacional em projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). As PPPs têm se tornado cada vez mais estratégicas como modelo de gestão, uma vez que aliam a fiscalização rigorosa do poder público ao capital, conhecimento e agilidade do setor privado.

O diretor-presidente da Codemge, Sérgio Cabral, salientou durante o evento a capacidade transformadora do programa nos municípios aderentes. “Apoiar as prefeituras na estruturação e no levantamento de investimentos, com o conhecimento técnico do governo, impacta diretamente na qualidade dos serviços públicos locais. É beneficiar os cidadãos e capilarizar o desenvolvimento por todo o estado”.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, o programa é importante para levar a expertise da Seinfra aos municípios. “Essa iniciativa é fundamental para que as prefeituras possam ampliar o uso de concessões e PPPs, a fim de promover o desenvolvimento e o crescimento sustentável das cidades e da região”.

Segundo o prefeito Amaury de Sá Ferreira, que juntamente com inúmeros prefeitos reeleitos e recém eleitos participaram do lançamento do programa Cidade Parceira, os municípios, inclusive do de Santo Antônio do Aventureiro, poderão obter grandes benefícios com a adesão ao programa, já que o município aventureirense poderá pleitear apoio a projetos em seis segmentos distintos: educação, abastecimento de água e esgoto, resíduos sólidos urbanos, iluminação pública, mobilidade urbana municipal e saúde.

Além das entidades governamentais, participam do Cidade Parceira o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As condições de participação e as inscrições para o programa serão abertas no primeiro semestre de 2025. Outras informações sobre o Cidade Parceira podem ser obtidas no site da Seinfra e da Codemge, ou pelo e-mail cidadeparceira@codemge.com.br.