terça-feira, janeiro 21, 2025
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Centro Cultural Humberto Mauro recebe a exposição ‘E se Papai Noel fosse mineiro?

Conheça como as celebrações natalinas promovidas pela Energisa espalham brilho, arte e magia.

A cada Natal, as luzes nos lembram que, mesmo na noite escura, há uma luz que guia, uma estrela que aponta o caminho. É isso que impulsiona a Energisa há anos a patrocinar, apoiar e participar de algumas iniciativas. E o Natal, no Instituto Energisa e na Fundação Ormeo Junqueira Botelho, traz uma programação recheada.

No Centro Cultural Humberto Mauro, uma divertida exposição interativa nos convida a imaginar como o Papai Noel seria se ele tivesse nascido em Minas Gerais.

A exposição ‘E se Papai Noel fosse mineiro?’ propõe uma reflexão lúdica e criativa sobre a figura tradicional do bom velhinho, colocando-o em um contexto cultural mineiro. Com curadoria de Gabriel Nunes Tupinambás, a mostra explora como as tradições, o estilo de vida e as peculiaridades de Minas Gerais podem influenciar a representação de um personagem tão universalmente reconhecido, mas que, ao ser interpretado à luz de elementos típicos da cultura mineira, ganha novos significados e um toque peculiar.

Entre as obras exibidas, o público é convidado a se deparar com o quarto de um Papai Noel que não só veste roupas adaptadas ao clima da região, mas que também se alimenta da culinária típica, como o pão de queijo e o doce de leite, e que circula pelas montanhas e cidades históricas de Minas, trazendo consigo a hospitalidade e o acolhimento característicos do povo mineiro.

A proposta da exposição vai além de uma simples reinterpretação estética. Ela traz à tona o debate sobre as múltiplas representações culturais do Natal, misturando a universalidade da figura de Papai Noel com a riqueza cultural e os valores de Minas Gerais. Cada obra pode remeter a um contexto de afetividade e nostalgia, traçando uma ponte entre o passado e o presente, entre a memória afetiva de gerações que cresceram com a magia do Natal e a riqueza das manifestações culturais de Minas.

Em “E se o Papai Noel fosse mineiro?”, o bom velhinho não é apenas um símbolo de Natal, mas também uma forma de celebração da identidade mineira. A exposição mistura humor, crítica e tradição, criando um espaço para a reflexão e o encantamento de todos que a visitam.

A exposição ‘E se Papai Noel fosse Mineiro’ segue até o dia 23/12 no Centro Cultural Humberto Mauro.

Fonte e fotos: Gerência de Comunicação Energisa Minas-Rio