Membros da Aliança Municipal Espírita de Além Paraíba participaram da primeira reunião trimestral do 7º CRE

Aconteceu no dia 04 de março, nas dependências do Centro Espírita Paz, Luz e Amor na cidade de Cataguases, a primeira reunião trimestral do 7º CRE – Conselho Regional Espírita. Fazem parte do 7º CRE, as AME’s (Aliança Municipal Espírita) as cidade de Juiz de Fora, Além Paraíba, Leopoldina, Cataguases, Ubá,Bicas, Astolfo Dutra e Muriáe.
A reunião foi coordenada pela equipe da AME/JF, sob a presidência de Denise Ribas, que junto com as demais AME’s discutiram e trataram de assuntos ligados ao Movimento Espírita e a sua atuação.
Num primeiro momento, Hélisom, dirigente da AME/JF, abordou o tema sobre o Papel da Liderança, tendo como exemplo Jesus, como modelo e guia. Paralelamente, aconteceu o Curso de Capacitação de Secretários, coordenado por Júlia Franca e Robson Carneiro (AME/JF). Júlia discorreu sobre a importância do trabalho do secretário dentro da Casa Espírita no que tange ao conhecimento de seus deveres, habilidades e desenvolturas no trabalho, trabalho em equipe, produção de material escrito: como elaboração de textos, registro de atas e ofícios; arquivos,relacionamento interpessoal, divulgação e comunicação usando como meios as redes sociais.
Num segundo momento, aconteceram as reuniões com os representantes das instituições religiosas e seus departamentos, que foram subdivididos em grupos para tratarem de assuntos específicos. Na área do DIJ (Departamento da Infância e Juventude), o trabalho abordado foi a importância de preparar novos trabalhadores para o futuro; a valorização da vida: o desenvolvimento da criança e do jovem dentro do Movimento Espírita e no combate a todo e qualquer preconceito. Na área do DCSE (Departamento de Comunicação Social Espírita) o assunto abordado foi as Mídias Sociais e seus benefícios, sob a coordenação da AME/Cataguases . Na área do DAM (Departamento de Assuntos da Mediunidade), o tema versou sobre a Mediunidade na Infância e na Adolescência. Na área do DAPSE (Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita), o trabalho desenvolvido foi o “Trabalho nas Casas Espíritas – o que doar a mais do que o material”, o servido de caridade moral. Vale ressaltar, os Presidentes das AMEs discorreram sobre as dificuldades do Trabalho Voluntário e a sua preparação para desenvolver o trabalho dentro da Casa Espírita.
A reunião do 7º CRE contou com a presença de cerca de 120 participantes das AME’s regionais e apenas a AME/Muriaé não compareceu. A Aliança Municipal Espírita de Além Paraíba se fez representar através de uma comitiva de 13 trabalhadores representando suas Casas filiadas.







Fonte: Facebook através de Sônia Carvalho com a colaboração de Marcos Curty / Fotos: Sônia Carvalho, Gisa Cunha Cardoso e outros