sexta-feira, março 21, 2025
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Membros da Aliança Municipal Espírita de Além Paraíba participaram da primeira reunião trimestral do 7º CRE

Aconteceu no dia 04 de março, nas dependências do Centro Espírita Paz, Luz e Amor na cidade de Cataguases, a primeira reunião trimestral do 7º CRE – Conselho Regional Espírita. Fazem parte do 7º CRE, as AME’s (Aliança Municipal Espírita) as cidade de Juiz de Fora, Além Paraíba, Leopoldina, Cataguases, Ubá,Bicas, Astolfo Dutra e Muriáe.

A reunião foi coordenada pela equipe da AME/JF, sob a presidência de Denise Ribas, que junto com as demais AME’s discutiram e trataram de assuntos ligados ao Movimento Espírita e a sua atuação.

Num primeiro momento, Hélisom, dirigente da AME/JF, abordou o tema sobre o Papel da Liderança, tendo como exemplo Jesus, como modelo e guia. Paralelamente, aconteceu o Curso de Capacitação de Secretários, coordenado por Júlia Franca e Robson Carneiro (AME/JF). Júlia discorreu sobre a importância do trabalho do secretário dentro da Casa Espírita no que tange ao conhecimento de seus deveres, habilidades e desenvolturas no trabalho, trabalho em equipe, produção de material escrito: como elaboração de textos, registro de atas e ofícios; arquivos,relacionamento interpessoal, divulgação e comunicação usando como meios as redes sociais.

 Num segundo momento, aconteceram as reuniões com os representantes das instituições religiosas e seus departamentos, que foram subdivididos em grupos para tratarem de assuntos específicos. Na área do DIJ (Departamento da Infância e Juventude), o trabalho abordado foi a importância de preparar novos trabalhadores para o futuro; a valorização da vida: o desenvolvimento da criança e do jovem dentro do Movimento Espírita e no combate a todo e qualquer preconceito. Na área do DCSE (Departamento de Comunicação Social Espírita) o assunto abordado foi as Mídias Sociais e seus benefícios, sob a coordenação da AME/Cataguases . Na área do DAM (Departamento de Assuntos da Mediunidade), o tema versou sobre a Mediunidade na Infância e na Adolescência. Na área do DAPSE (Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita), o trabalho desenvolvido foi o “Trabalho nas Casas Espíritas – o que doar a mais do que o material”, o servido de caridade moral. Vale ressaltar, os Presidentes das AMEs discorreram sobre as dificuldades do Trabalho Voluntário e a sua preparação para desenvolver o trabalho dentro da Casa Espírita.

A reunião do 7º CRE contou com a presença de cerca de 120 participantes das AME’s regionais e apenas a AME/Muriaé não compareceu. A Aliança Municipal Espírita de Além Paraíba se fez representar através de uma comitiva de 13 trabalhadores representando suas Casas filiadas.

Fonte: Facebook através de Sônia Carvalho com a colaboração de Marcos Curty / Fotos: Sônia Carvalho, Gisa Cunha Cardoso e outros