sexta-feira, abril 18, 2025
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

OAB de Cataguases alerta sobre golpe do falso advogado

Golpe vem fazendo diversas vítimas diariamente em toda a região. Alerta também serve para cidades como Além Paraíba, Leopoldina e outros municípios circunvizinhos à região de Cataguases.

A OAB Cataguases, por meio de sua presidente, Muriel Duarte Gouvêa, emitiu um importante alerta à população de Cataguases e das cidades vizinhas — Miraí, Itamarati de Minas, Dona Euzébia, Santana de Cataguases, Astolfo Dutra e São Sebastião da Vargem Alegre — sobre um golpe que vem fazendo diversas vítimas diariamente.

Segundo relatos recebidos pela subseção, criminosos estão se aproveitando do fato de que os processos judiciais são públicos para aplicar fraudes. Eles acessam sistemas eletrônicos da Justiça, obtêm documentos reais de ações judiciais e entram em contato com as partes envolvidas, especialmente os autores das ações. Utilizando fotos e nomes de advogados verdadeiros, os golpistas criam perfis falsos no WhatsApp e se passam por procuradores das vítimas.

Com base nas informações colhidas nos processos, os criminosos ganham a confiança da vítima e passam a fazer solicitações de pagamentos, alegando, por exemplo, que a pessoa teria ganhado a ação, mas que precisa pagar taxas ou custas judiciais para receber os valores.

“Esses golpistas são extremamente convincentes porque usam dados reais do processo e, muitas vezes, fotos e nomes de profissionais da advocacia. A pessoa acredita que está falando com seu advogado ou com alguém do escritório e acaba realizando transferências bancárias que nunca retornam”, explica Muriel Gouvêa.

Como se proteger

A OAB Cataguases orienta toda a população a nunca efetuar pagamentos com base apenas em mensagens de aplicativos. Ao receber qualquer contato via WhatsApp ou outra rede social em nome de um advogado ou escritório, confirme a informação pessoalmente ou por meio de ligação telefônica diretamente com o profissional que lhe representa.

Caso não consiga contato com seu advogado ou tenha dúvidas sobre a veracidade da mensagem, a recomendação é procurar imediatamente a sede da OAB Cataguases, localizada na Rua Eduardo Del Peloso, nº 32, Bairro Granjaria, para que seja feita a verificação junto ao advogado ou advogada responsável pelo processo.

“Esse tipo de crime tem crescido de forma preocupante e afeta diretamente a confiança no sistema de Justiça. É fundamental que a população esteja atenta e conte com o apoio da OAB para combater essas fraudes”, reforça a presidente da subseção que tem recebido informações diárias de golpistas se passando por advogados inscritos na subseção de Cataguases.

Esse alerta também serve para cidades como Além Paraíba, Leopoldina e outros municípios circunvizinhos à região de Cataguases.

Fonte: Portal-Site Marcelo Lopes com informações da OAB Cataguases