Após décadas, espécie de rara de porco selvagem volta a ser documentado na Região Serrana Flumimnense
A espécie foi registrada na Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras).

O Tayassu pecari, um mamífero da família Tayassuidae, tipo de porco selvagem nativo das florestas tropicais da América Latina, voltou a ser documentado na natureza fluminense. É a primeira vez em décadas que isso acontece.
A espécie foi registrada na Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras), na Região Serrana. As primeiras imagens foram capturadas em 2021, por meio de armadilhas fotográficas, com confirmação por monitoramento contínuo, ao longo dos três anos seguintes. Neste mês, esse levantamento foi publicado na página 31 da Revista Científica “Suiform Soundings”, da União Internacional para a Conservação da Natureza.
A descoberta é resultado do programa de monitoramento de mamíferos de médio e grande portes implantado pela pesquisadora e guarda-parque do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Vanessa Cabral Barbosa. A informação foi divulgada pelo “Blog do Ancelmo”.
Essa iniciativa baseia-se em uma metodologia científica abrangente, que inclui a coleta sistemática de dados sobre a biodiversidade, por meio de armadilhas fotográficas, análise de vestígios e registro de abundância e distribuição das espécies, bem como dados sobre o ecossistema e os impactos das atividades humanas. Atualmente, o projeto é conduzido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fonte: Portal-Site Diário do Rio – Por Larissa Ventura



