Carnaval de Além Paraíba teve aspectos positivos e, infelizmente, um altamente negativo
Morte de jovem mãe grávida e seu bebê em Angustura foi o lado negativo dos Festejos de Momo no município.
A volta do desfile de escolas de samba no carnaval de Além Paraíba foi, sem sombra de dúvidas, um dos principais aspectos positivos dos Festejos de Momo no município.
Cinco agremiações se apresentando no desfile realizado na Passarela do Samba, na Ilha do Lazareto, mostrou que, ao contrário do que muitos acreditavam não ser possível revitalizar, foi um dos pontos altos dos festejos que em épocas passadas era o grande orgulho do povo alemparaibano. A União da Colina, uma das mais tradicionais agremiações da região, conquistou o título merecidamente apesar da disputa ferrenha com suas adversárias que mostraram na avenida que também tinham condições de levar o título para casa.
Parabéns Colina, Unidos Três Corações, Mocidade Independente da Cidade Alta, Santa Rosa e Unidos do Matadouro pela performance mostrada no primeiro dia da grande festa que foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura com o apoio da Prefeitura Municipal. NOTA DEZ PARA SUAS DIRETORIAS E COMPONENTES!!!
Nota dez também para os tradicionais blocos de embalo, como o das Piranhas, criado pelos idos da década de 1960, que neste ano reuniu milhares de foliões na tradicional concentração no bairro de Vila Laroca antes de partir em direção ao bairro de Porto Novo, mais precisamente, de alguns anos para cá, para a Ilha do Lazareto. O domingo de carnaval em Além Paraíba foi preenchido com alegria, descontração e muita euforia.
Na terça-feira, dia 17, outro tradicional bloco mostrou sua importância no contexto carnavalesco alemparaibano – o Bloco do Jegue Elétrico, que como em anos anteriores reuniu uma multidão na Ilha Gama Cerqueira, de onde partiu em direção à Ilha do Lazareto, num percurso de cerca de cinco quilômetros.
Outro destaque dos Festejos de Momo alemparaibanos foram os shows apresentados na Ilha do Lazareto, reunindo incontáveis foliões que brincaram a valer com a música das bandas contratadas pela municipalidade.
Destaque também para o quesito segurança, só que somente na sede do município onde as autoridades policiais, militar a civil, cumpriram com suas tarefas, mantendo a ordem e a segurança dos foliões.
Carnaval em Angustura
Infelizmente, uma situação de grau de negatividade das mais altas acabou sendo registrada na Vila de Angustura, onde o Bloco Unidos do Cruzeiro cumpriu, e bem, com seu propósito que é o de alegrar e receber os inúmeros visitantes que anualmente comparecem ao centenário distrito para brincar e se divertir.
A falta de um policiamento ostensivo naquela localidade, há muito tempo solicitado por seus moradores, pode ter sido responsável por uma tragédia nunca vista na história angusturense.
Segundo informações de moradores que pedem sigilo em seus nomes devido o receio de retaliações, na sexta-feira, dia 13, véspera dos festejos, num bar localizado nas proximidades do Prédio do Conselho, um jovem casal e amigos teriam sido admoestados por alguns indivíduos, com o homem recebendo socos e pontapés, além de ameaças gravíssimas. A mulher, uma jovem de vinte e poucos anos, estava grávida, e talvez devido a situação que lhe foi imposta diante das ameaças, acabou passando mal no dia seguinte, sendo levada para o Hospital São Salvador onde foi atendida. De volta para sua residência, a jovem grávida novamente sentiu-se mal na segunda-feira, dia 16, retornando ao nosocômio alemparaibano, onde veio a falecer juntamente com seu bebê.
Resultado: a terça-feira de carnaval em Angustura foi um dia de tristeza, sem o batuque do Bloco Unidos do Cruzeiro, tendo por grande destaque um velório onde, dentro de uma mesma urna mortuária, estavam uma jovem mãe e seu bebê. Segundo informações, seus corpos, unidos na mesma urna, foram sepultados na quarta-feira de Cinzas, no Cemitério Municipal de Angustura.
Com a palavra os organizadores dos Festejos de Momo em Angustura, a estes incluídos os de Além Paraíba, bem como as autoridades policiais, militares e civis, e porque não também os poderes Executivo e Legislativo Municipal, o Ministério Público de Minas Gerais e o Poder Judiciário, este instalado no prédio do Fórum “Nélson Hungria”, aliás, este nome que batiza o prédio, é de um dos mais notáveis filhos da boa terra de Angustura, reconhecido mundialmente como um dos mais importantes juristas brasileiros de todos os tempos…
NOTA DA REDAÇÃO: a direção do Jornal Além Parahyba se reserva no direito e dever de não mostrar nenhuma das fotografias dos Festejos de Momo deste ano de 2026 no município, em razão do triste e trágico acontecimento ocorrido no distrito de Angustura. Agradecemos ao nosso amigo e parceiro Ivan Carlos, que num gesto de grande profissionalismo nos cedeu várias imagens do evento.



